Avançar para o conteúdo principal

António 💛


 

"Valioso" ou "aquele de valor inestimável", assim dizem que é o significado de António.

Talvez nada seja por acaso, e o nome escolhido para o sobrinho, filho da minha irmã foi este-António. Foi escolhido com um propósito, em jeito de homenagem, mas direi que o significado lhe encaixa como uma luva. Eu sei, sou suspeita, sou tia e madrinha, mas ele faz realmente jus ao nome que tem.

No meu colo cabem imensas crianças, imensos pais dessas crianças, cabem muitos desabafos e muitas inseguranças, tantas quantas eu própria carrego quanto a mim, aos meus e à minha forma de ser, de fazer e de estar... Mas o meu colo carrega sobretudo amor para dar e vender e um amor desmedido para com os meus! 

A minha irmã sabe, porque eu já lho disse que foi o meu primeiro melhor presente que a vida me deu. Talvez tenha sido com ela que aprendi o que é amor incondicional, proteção sem medida e pensar muitas vezes primeiro no outro e só depois em mim. 

Vê-la grávida foi um sonho tornado realidade e foi sobretudo o tomar consciência que a minha caçula, já há muito tempo mulher, estava a um passo de trazer ao mundo um filho. Inevitavelmente a felicidade tomou conta de mim, mas ao mesmo tempo a preocupação de tudo o que a maternidade traz consigo... Se ao menos eu pudesse passar pelas dores nas suas mais diversas formas pela sua vez. Não posso, mas posso ser a âncora pela vida fora, posso ser os ouvidos para escutar os anseios, as inseguranças e as alegrias. E vou sobretudo ser a tia do António que nem sonha o quando é amado por todos à sua volta.

António vou ser a tia chata e resingona que te vai dar cabo do juízo, mas que te vai amar sem medida e estar cá para o que precisares.

Tivemos a sorte de ter na família, pilares muito bem formados que nos ensinaram o que importa. Que eu seja capaz de te transmitir uma parte do que me transmitiram a mim e eu terei cumprido a minha parte.

BEM VINDO AO MUNDO ANTÓNIO (texto com quase 2 meses de atraso 😊) 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos de excelência

 Fim de ano lectivo, de um ano lectivo de loucos, um fim que teimava em não chegar para alunos cansados de estar fechados quer na escola quer em casa. Sim, porque muitas almas iluminadas (adultos) dizem: "pois mas este ano lectivo eles estiveram muito tempo fora da escola, em casa". É verdade! Mas estiveram em casa confinados, fechados, privados de conviver com os seus amigos; privados de brincar, uma tarefa importantíssima para adquirirem competências para a vida; privados de aprender com relações humanas, porque comunicavam através de um ecrã, ecrã esse que mesmo tendo alguém do outro lado não dá afeto, não dá aconchego. Pergunto-me se esses adultos que dizem que eles estiveram muito tempo em casa, logo é óbvio que o ano lectivo teria que acabar mais tarde, não serão os mesmos que se queixam a toda a hora que estão fartos de ter os filhos em casa, que não vêem o fim disto, que estavam desertos do confinamento acabar... Tudo sentimentos legítimos, mas deve haver coerência: a

A Criança que há em ti💛

Quantas vezes enquanto criança te fizeram a pergunta: o que queres ser quando fores grande? Devem ter sido imensas, tais como as respostas que foste dando.  Agora sou eu que faço uma pergunta: agora que és adulto o que gostarias de ser/ter/viver enquanto criança? Faz este exercício e vai às tuas memórias que guardas naquele cantinho do coração mais especial e lembra-te do que te fez realmente feliz na tua infância! Caso não tenhas tido uma infância assim tão feliz o que te virá à cabeça quando imaginas o que precisarias para que tivesse sido feliz? No meu caso eu gostaria de voltar à minha infância para ter o carinho, o afeto e as vivências e experiências que tive. Precisei de muito para que isso acontecesse? Não, precisei apenas de pessoas disponíveis, atentas e de coração aberto para me apoiar no meu crescimento. Quais são as minhas memórias felizes da infância? São manhãs de domingo infiltradas na cama dos pais, maratonas de cavalitas no pai pelo corredor fora, pequenos almoços em c