Avançar para o conteúdo principal

Adeus 2020! Sê bem vindo 2021 🙂


Se recuar há um ano atrás é fácil perceber que deveria estar a fazer um balanço de 2019 e a perspectivar 2020. Longe de pensar na aventura que seria 2020, na altura das 12 badaladas olhei para as passas e pensei nos meus desejos (nunca tenho 12 confesso) e mais uma vez cheguei à conclusão que o principal é sempre saúde para mim e para os meus.
Nunca um desejo fez tanto sentido por isso devo em primeiro lugar sentir-me grata por eu e os meus estarmos a terminar o ano bem de saúde.
Caramba, que ano diferente e difícil este de 2020, mas ao mesmo tempo que ano desafiante. Se em algum momento me dissessem há um ano atrás que iria ter que estar fechada em casa com as minhas filhas com ensino à distância, que iria estar limitada nas minhas movimentações e que ia estar privada de dar abraços livremente e de expressar o meu afeto pelos outros de forma livre, diria que estavam loucos.
Mas a verdade é que fomos obrigados a tudo isso e muito mais. O que tínhamos por adquirido deixou de o ser e em momentos parece que tinhamos a vida virada de pernas para o ar.
Nem tudo foi mau, se pararmos para pensar e sobretudo se pararmos de fazer o exercício de só vermos as coisas más e passarmos a ver as coisas boas verificamos o seguinte: temos uma capacidade de adaptação inacreditável a começar pelas crianças (alguém se imaginou em algum momento tanto tempo fechado em casa?); passamos tempo com os nossos filhos como nunca tínhamos passado antes (foi bom pela disponibilidade que tivemos este ano que em anos normais não temos, mas por outro percebemos o trabalho que quem está com eles diariamente tem por isso devemos valorizar  todos os profissionais de educação que os acompanham) e tivemos mais que tempo para pensar nas nossas prioridades e talvez tenhamos começado a dar importância a pequenas coisas que antes nao dávamos. Embora me tenha queixado imensas vezes deste ano, chego à conclusão que ele passou super rápido, por isso nem tudo foi mau.
Também permitiu perceber que existem laços (familia, amigos, colegas) que são realmente importantes para nós e que mesmo com a distância que nos foi imposta não quebram, até porque na minha opinião não existe pandemia capaz de desatar os nós que o coração de cada um de nós ata.
Por isso a todos os que fazem parte da minha vida obrigada pelo que me foram proporcionando em 2020 e que 2021 seja um ano repleto de concretizações para todos.
Bom ano. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Alunos de excelência

 Fim de ano lectivo, de um ano lectivo de loucos, um fim que teimava em não chegar para alunos cansados de estar fechados quer na escola quer em casa. Sim, porque muitas almas iluminadas (adultos) dizem: "pois mas este ano lectivo eles estiveram muito tempo fora da escola, em casa". É verdade! Mas estiveram em casa confinados, fechados, privados de conviver com os seus amigos; privados de brincar, uma tarefa importantíssima para adquirirem competências para a vida; privados de aprender com relações humanas, porque comunicavam através de um ecrã, ecrã esse que mesmo tendo alguém do outro lado não dá afeto, não dá aconchego. Pergunto-me se esses adultos que dizem que eles estiveram muito tempo em casa, logo é óbvio que o ano lectivo teria que acabar mais tarde, não serão os mesmos que se queixam a toda a hora que estão fartos de ter os filhos em casa, que não vêem o fim disto, que estavam desertos do confinamento acabar... Tudo sentimentos legítimos, mas deve haver coerência: a

A Criança que há em ti💛

Quantas vezes enquanto criança te fizeram a pergunta: o que queres ser quando fores grande? Devem ter sido imensas, tais como as respostas que foste dando.  Agora sou eu que faço uma pergunta: agora que és adulto o que gostarias de ser/ter/viver enquanto criança? Faz este exercício e vai às tuas memórias que guardas naquele cantinho do coração mais especial e lembra-te do que te fez realmente feliz na tua infância! Caso não tenhas tido uma infância assim tão feliz o que te virá à cabeça quando imaginas o que precisarias para que tivesse sido feliz? No meu caso eu gostaria de voltar à minha infância para ter o carinho, o afeto e as vivências e experiências que tive. Precisei de muito para que isso acontecesse? Não, precisei apenas de pessoas disponíveis, atentas e de coração aberto para me apoiar no meu crescimento. Quais são as minhas memórias felizes da infância? São manhãs de domingo infiltradas na cama dos pais, maratonas de cavalitas no pai pelo corredor fora, pequenos almoços em c