Avançar para o conteúdo principal

O Arco Íris da maternidade

Este meu espaço já mora na minha cabeça há muito tempo.  O nome tambem surgiu quase ao mesmo tempo que me surgiu a ideia de escrever num local onde partilhasse o que estava a ser para mim a experiência da maternidade e tudo o que se relaciona com este tema. 

E porquê escrever sobre um tema que é tao forte e tão vivido por tanta gente? Será que vale a pena colocar cá para fora emoções, duvidas e sentimentos relacionados com a maternidade?!?

Para mim fazia/faz todo o sentido na medida em que à minha volta sempre pintaram a maternidade de cor de rosa. Quase como se tratasse de um conto de fadas, mas na realidade nem tudo é cor de rosa e nem todos os acontecimentos são como nos contos de fadas...

Fui do grupo de amigas, uma das primeiras a ser mãe...  Nos primeiros tempos fui assolada por dúvidas e incertezas, mas não tinha muita coragem para as partilhar com ninguém, porque achava eu que ao fazê - lo estava a ser uma "má mãe"....

Percebi com o tempo e à medida que as pessoas que me eram próximas  iam sendo mães que as dúvidas e incertezas pelas quais tinha passado eram gerais a quase todas as mães e que não havia mal nenhum em senti-las... Fazia parte do processo de "aprender a ser mãe".

Mas, não será mais fácil passar por isso se partilhar-mos umas com as outras os nossos anseios, inseguranças e medos ao invés de gritarmos que a maternidade é uma experiência cor de rosa?

A maternidade é sem dúvida alguma uma das experiências mais fortes e ricas que pudemos viver na nossa vida, mas nela vivem-se emoções de todas as cores e não há mal nenhum, mesmo que às vezes sintamos que as coisas estão a ficar pretas, de repente tudo volta a ficar cor de rosa 🙂


Comentários

  1. É assim mesmo! Não é nada cor de rosa mas sim de várias cores🌈
    Quando engravidei não, mas depois da Constança nascer, eu transmitia às amigas, colegas, conhecidas que a maternidade não era cor de rosa como tanto dizem, há as coisas boas e menos boas, ora uma noite mal dormida não é bom de todo mas depois aquele miminho ou sorriso já compensa🍀🥰😘

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Lia. Temos todos que partilhar as vivências para tornar as coisas nais fáceis

    ResponderEliminar
  3. Gostei Vera excelente ideia vais concerteza ajudar muitas mães.... Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela iniciativa Vera. Quantas vezes pensamos que estamos sozinhas e afinal os nossos medos, preocupações e mesmo alegrias são comuns a tantas de nós. Vou seguir-te, sem dúvida. Beijinho grande.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Alunos de excelência

 Fim de ano lectivo, de um ano lectivo de loucos, um fim que teimava em não chegar para alunos cansados de estar fechados quer na escola quer em casa. Sim, porque muitas almas iluminadas (adultos) dizem: "pois mas este ano lectivo eles estiveram muito tempo fora da escola, em casa". É verdade! Mas estiveram em casa confinados, fechados, privados de conviver com os seus amigos; privados de brincar, uma tarefa importantíssima para adquirirem competências para a vida; privados de aprender com relações humanas, porque comunicavam através de um ecrã, ecrã esse que mesmo tendo alguém do outro lado não dá afeto, não dá aconchego. Pergunto-me se esses adultos que dizem que eles estiveram muito tempo em casa, logo é óbvio que o ano lectivo teria que acabar mais tarde, não serão os mesmos que se queixam a toda a hora que estão fartos de ter os filhos em casa, que não vêem o fim disto, que estavam desertos do confinamento acabar... Tudo sentimentos legítimos, mas deve haver coerência: a

A Criança que há em ti💛

Quantas vezes enquanto criança te fizeram a pergunta: o que queres ser quando fores grande? Devem ter sido imensas, tais como as respostas que foste dando.  Agora sou eu que faço uma pergunta: agora que és adulto o que gostarias de ser/ter/viver enquanto criança? Faz este exercício e vai às tuas memórias que guardas naquele cantinho do coração mais especial e lembra-te do que te fez realmente feliz na tua infância! Caso não tenhas tido uma infância assim tão feliz o que te virá à cabeça quando imaginas o que precisarias para que tivesse sido feliz? No meu caso eu gostaria de voltar à minha infância para ter o carinho, o afeto e as vivências e experiências que tive. Precisei de muito para que isso acontecesse? Não, precisei apenas de pessoas disponíveis, atentas e de coração aberto para me apoiar no meu crescimento. Quais são as minhas memórias felizes da infância? São manhãs de domingo infiltradas na cama dos pais, maratonas de cavalitas no pai pelo corredor fora, pequenos almoços em c